About

Emoticons

Química no futebol???

segunda-feira, 4 de junho de 2012


GOOOOOOOLLLLLLLLLL. A Química também entra em campo.

            Incrível como muita gente nem percebe a relação da Química com o dia a dia. Muitos acham que a mesma se refere a regras, cálculos e fórmulas. Errado!!!!!! Prova disso está na sua atuação frente as modalidades esportivas. As modernas roupas de natação; o material sintético do atletismo, cada vez mais leve e mais resistente; porém, limito-me ao FUTEBOL (apesar de não gostar muito desse esporte). Tenho, como professor, o dever de colaborar com esse belíssimo blog, que vem a quebrar o padrão que a sociedade traz de que só os homens podem falar de futebol.

A QUÍMICA NO FUTEBOL
            Começando por ela, a bola. Centro das atenções. O que antes era uma porção de couro de animal, hoje é composta por polímeros sintéticos bem mais resistentes, leves e impermeáveis a água, o que possibilita jogos, mesmo em dias de chuva.
            Falando de chuteiras, até certo tempo acreditava-se que uma coisa leve significava material fraco. Os jogadores tinham duas opções: Ou jogavam com chuteiras resistentes, porém pesadas; ou jogavam com chuteiras leves, mas descartáveis a cada cinco chutes na bola. Com os estudos avançados em Química e suas tecnologias é possível unir a resistência e a leveza, contribuindo para esse espetáculo deslumbrado em todo o globo.
            A canarinha, camisa da seleção é feita do melhor material, sendo referência para outros países, trata-se de um tecido sintético produzido a partir de garrafas PET (Seleção também é meio Ambiente), além dessa preocupação, ela protege os jogadores de raios Ultra violetas. Pode???
            São muitos os exemplos e plicação de Química no futebol, porém, paro por aqui. Pois apesar de ser o futebol, quando falo de Química me empolgo. Sucesso para o “ entrando em campo com elas”. Essa foi minha futebolística contribuição para o trabalho de vocês.

Profº Fabiano Araujo

0 comentários:

Postar um comentário